Por FERNANDO LICHTI BARROS
Newton (à direita) e Alemão: música no Electra |
Podia-se beber,
comer, fumar. Mas não eram regalos assim que atraiam Newton Siqueira e Alemão. Para
eles, interessava mais assegurar acomodação na sala de estar, perto da cauda do
Electra, o turboélice da ponte aérea.
Cinquenta minutos
de voo a partir de Congonhas, o aeroporto em que a modernidade se espelhava nos
murais de Clóvis Graciano e Di Cavalcanti, no piso com motivos geométricos, nas
escadarias arredondadas. No caminho de volta, quando começavam a ficar para
trás os encantos da Guanabara e lá de cima ainda se avistava o mar de Copacabana,
os dois músicos miravam a praia do iê-iê-iê.
Newton e Alemão viajavam semanalmente para fazer na TV Rio o programa Jovem Guarda. Repetiam
a dose no dia seguinte, na TV Record. Em muitas dessas maratonas aeromusicais, de
violão em punho, eles criaram canções que, em discos e shows, nutriram o
repertório de artistas cujos discípulos externavam ruidosa devoção.
O baixista e o guitarrista, oriundos da noite, da bossa e do jazz, agora faziam parte d´Os
Wandecos, o conjunto de Wanderléa. Com ela fizeram muitas viagens, de
diferentes durações.
Indo em
direção a Recife, de novo a bordo de um Electra, arremataram “A garotinha da
estação”, gravada por Erasmo Carlos. Na ponte São Paulo-Rio, concluíram “Meu
vestidinho”, que alcançou a parada de sucessos pela voz de Martinha, com o apoio das cordas do Quarteto Municipal, em arranjo escrito por um terceiro wandeco, o pianista Viché. O quarto era Zé Roberto, baterista.
Produzidas no
ar ou no chão, em dupla ou separadamente (um exemplo: "O Caderninho, só de Alemão"), músicas dos dois foram entregues
ainda a Agostinho dos Santos e a Ely Arcoverde, que trafegavam por estilos nada
semelhantes ao iê-iê-iê.
Quase toda a
obra dos compositores, porém, destinou-se a intérpretes da Jovem Guarda - Bobby de Carlo, Waldirene, Ed Carlos, Wanderléa. Eles cantavam
versos permeados, em geral, por dores de amores juvenis. Mas não havia nem sinal
dessa doce melancolia no rosto de um rapaz que às vezes transitava pela Rua Tanabi, onde
Newton morava. Observado pelo baixista e por Alemão, ele inspirou
“O homem da bicicleta”, gravada por um Ronnie Von em fase psicodélica, com os Wandecos na base, vocais dos Mutantes e solo de flauta de Rita Lee,
Os autores quase nada sabiam sobre o tal ciclista; apenas notavam que, pedalando, o rapaz assobiava e cantarolava ao fazer entregas para o patrão, um
açougueiro da Água Branca. Não era um homem comum. Ele parecia ser feliz.
Erasmo Carlos –
A Garota Da Estação - YouTube
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