terça-feira, 15 de agosto de 2017

Gogô capricha na harmonia

                                
 Por FERNANDO LICHTI BARROS

Tem pizza, polenta, polpettone. E tem um piano. Às vezes Hilton Valente, o Gogô, aparece por lá, no Zio Vito, e dá canja. Ele mora, faz tempo, perto do restaurante, no Cambuci.

No Rio, a cidade natal, Gogô começou a tocar. Teve aulas com Radamés Gnatalli. “Já vi que você gosta de harmonia”, disse-lhe o professor. Perfeito. Gogô era um atento ouvinte de discos e de música feita ao vivo, como a de Johnny Alf na boate do hotel Plaza, em Copacabana. 

No mesmo bairro, em 1957, deu-se no Au Bon Gourmet a estreia profissional de Gogô. Três anos depois Johnny, já em São Paulo, arranjou-lhe o primeiro emprego, na Cave, onde também trabalhava outro carioca, o saxofonista J.T. Meirelles. 

Baiúca, Le Club, Farney´s, Copacabana Palace, em outras tantas boates e hoteis de São Paulo e do Rio, Gogô deixou acordes bonitos no ar. 

Em 66 gravou pelo selo Farroupilha o LP “Quarteto Lambari”, com o saxofonista Eduardo Pecci, o Lambari, mais o baterista Hamilton Pitorre e o baixista Capacete. Concluído o disco, os quatro nunca voltaram a se reunir. 
 
















Entre 1972 e 78, Gogó estudou medicina. No penúltimo ano do curso, depois de ter acompanhado Maysa, Nana Caymmi e Doris Monteiro, passou a trabalhar com Dick Farney. Paralelamente, exerceu a clínica geral. Em 82, decretou: “Sarei” – e ficou só com a música.

Numa noite de 1989, empregado com carteira assinada no Hotel Ca´d´Oro, na Rua Augusta, redigiu lá mesmo o pedido de demissão. Aos 50 anos, andava cansado daquilo - o piano ruim, a comida nada apetitosa oferecida aos funcionários, o alheamento do público. Foi para casa e no portão, com o paletó pendurado no ombro, anunciou à mulher, Dina: “Parei”.

Já lecionava na Unesp, e  depois, até se aposentar, ensinou harmonia na Faculdade de Música da Unicamp. Em 2009 lançou o CD “O piano de Gogô”, apenas duas vezes apresentado ao vivo.

Agora, para ouvi-lo de perto, só se ele aparecer de surpresa no Zio Vito. Ou se você passar pela Rua Canudos, no Cambuci. Lá, após acordar, tomar café e ler jornal, Gogô estende as mãos sobre as teclas para tocar jazz, bossa-nova e boleros. Caprichando na harmonia, é claro.

O PIANO DE GOGÔ (Maestro Hilton Jorge Valente) - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=jwJkdVZMUpI





Dick Farney - The things we did last summer - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=8yyDYNZWaO8



    

SONHO DE CARNAVAL - QUARTETO LAMBARI - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=BsZNtJHTQC4







  


Nenhum comentário:

Postar um comentário