terça-feira, 30 de maio de 2017

Nestico nasceu para tocar

FOTO: EDISON KIYOSHI
 

Por FERNANDO LICHTI BARROS

Um saxofone de plástico. Não era exatamente esse o presente de Natal que Ernesto Pinto de Aguiar Neto, o Nestico, esperava ganhar do pai. O garoto andava de olhos e ouvidos voltados ao trompete, à época em que Harry James despontava como astro do instrumento.

Paciência. Sem professor, ele, que já vinha experimentando uns acordes no piano, passou a soprar o sax, inicialmente sem grande entusiasmo – até o dia em que se enfeitiçou ao ouvir pela tevê o grave do tenor do grupo Bill Halley e Seus Cometas.

Em 1962, aos 18 anos, estreou profissionalmente com The Jet Blacks na Lancaster, na rua Augusta; depois, outras boates viriam. No ano seguinte gravou “Twist”, o primeiro LP do grupo. O melhor dos mundos: tocar, receber cachês, passear de táxi, namorar, assinar o improviso rouco na gravação de “Rua Augusta” feita por Ronnie Cord e ter grana para frequentar boates na condição de cliente.

Numa delas, a Cave, ouviu o Sambossa 5, com Maguinho ao trompete. Em 67, depois de muitos bailes feitos com os conjuntos Arpège e Três América, Nestico estava ao lado do mesmo Maguinho e do trombonista Raul de Souza compondo os sopros do RC-7 de Roberto Carlos em shows, gravações e no filme “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura”, dirigido por Roberto Farias. Na trilha, um tema de Nestico, o blues “Coisa”.

Pouco antes de ser contratado por Roberto, Nestico conversava com o arranjador, instrumentista e cantor Zé Bicão em frente ao bar Baiuquinha, na Praça Roosevelt. Num dado momento, Bicão saiu-se com essa:

- Quem nasceu pra tocar tem que tocar.

Nestico guardou a frase num canto da memória. Dono de extraordinário talento, tornou-se referência entre os músicos, um jazzista prodigioso.

Na década de 80 fez com o Syncro Jazz um LP e uma apresentação histórica no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo, do qual originalmente faziam parte o também saxofonista Vidal Sbrigh e o trompetista Dorimar, vinha então atuando como quarteto, formado por Nestico, Pete Wooley (contrabaixo), Ronny Machado (bateria) e Lilu (piano). 

Lilu era irmã e anjo da guarda de Nestico. Internado no Hospital do Servidor Municipal para tratar uma pneumonia, ele se despediu numa noite fria de junho.

Grande músico, grande cara, o Nestico.

https://www.youtube.com/watch?v=6BbFhy7dzJY



"Quando" - Roberto Carlos em Ritmo de Aventura - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=6udKuPfczWM



8 comentários:

  1. Obrigada Fernanão!!! Agradeço em meu nome é do Nestico! !!!

    ResponderExcluir
  2. Fernando.
    Que delicia poder conhecer e reler historias de nomes da nossa música! Obrigado meu querido!

    ResponderExcluir
  3. Que pena, o Nestico. Você sempre falou dele como um grande sujeito, além de um grande músico...

    ResponderExcluir
  4. É difícil. Falar das qualidades do Néstico; agora que ele subiu para o andar de cima?não acho de bom tom. Os elogios que fiz a ele, foram em vida.Inclusive, em meu livro de memórias "O Protagonista Oculto dos Anos 60", postei momentos alegres que passamos juntos quando tocávamos na Boate Lancáster. A ultima vez que estive com ele, foi em um show que fizemos na Cidade de Mirassol, e no qual, passeando para conhecer a cidade, perdemos a noção do tempo,e não percebemos que nosso ônibus estava partindo, nos obrigando a correr umas duas quadras para alcançar-lo.E inclusive nesse dia, dado esse esforço físico, eu adoeci seriamente, parei de tocar para me tratar, e ao fim quando já curado, fui rejeitado pelo baterista "Jurandi" e pelo contrabaixista José Paulo Matrangulo,os quais foram os dois primeiros integrantes para tocar na banda, convidados por mim e o Bobby de Carlo. Essa, portanto, foi a ultima vez que eu e o Nestico nos vimos. Quem sabe um dia, em outro plano, não havemos de nos encontrar. Deixo aqui minhas sinceras condolências a todos os seus familiares.

    ResponderExcluir
  5. Tive a honra e prazer de tocar com Nestico na banda Liga Leve e em meu disco mais recente, lançado agora em abril.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito dos seus relatos sobre a vida musical paulistana. Me trás à lembrança, boas recordações. Nestico foi um músico muito talentoso e merece essa homenagem.

    ResponderExcluir
  7. Nestico,meu "bro",era um gênio.
    Beijos,Lilu.

    ResponderExcluir