segunda-feira, 27 de março de 2017

Johnny Alf, a celebração da modéstia

Por FERNANDO LICHTI BARROS


A missa de sétimo dia da morte de Johnny Alf teve o jeito dos oitenta anos de vida de Johnny Alf. 

Março de 2010. Enquanto no começo da noite a cidade ruge lá fora, no interior da igreja da Consolação, em São Paulo, um ritual modesto celebrava a partida do pianista, cantor e compositor. 

Missa parecida com ele: tranquila. Nenhum estardalhaço, nenhuma presença daquelas que costumam parar o trânsito, fazer espocar flashes, levar tietes ao delírio. Pouca nota, como diriam os colegas ali presentes. 

Havia partido o "Músico Simples" poeticamente retratado por Gilberto Gil na canção que Johnny gravou no LP "Nós", em 1974. O mesmo Johnny que na década de 50 impulsionou a música brasileira com "Rapaz de Bem" e, abraçado ao desprendimento, seguiu em frente  apresentando-se em boates, em bares, em pequenos shows. Ele gostava da noite. 

Autor, entre tantas outras belezas, de "Eu e a brisa", "Ilusão à toda" e "Céu e mar", Johnny morreu sem grana. Durante a missa na Consolação, o padre falou sobre injustiças cometidas por um mercado apenas voraz. 

Diante do altar, um rapaz de longa cabeleira rasta abriu os braços em cruz, rezou o Pai Nosso e foi embora, em passos lentos e silenciosos.

                                

Resultados da pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário