sexta-feira, 25 de maio de 2018

Zinho, elegância à bateria


Por FERNANDO LICHTI BARROS


Entre sorrisos, a noiva atravessa a igreja em passos curtos. Soam tambores com a maciez que só um músico com a experiência de José Rafael Daloia, o Zinho, é capaz de produzir.

Nubentes, padrinhos, convidados, o padre, dificilmente alguém ali saberá de quem se trata. Vamos, pois, à apresentaçâo: Zinho é o  baterista que  acompanhou Elis Regina e Jair Rodrigues com o Quinteto de Luiz Loy n´O Fino da Bossa, e antes disso tocou nas boates Oásis e Baiuca. 


Com o conjunto do pianista Walter Wanderley, fez longa temporada no Juão Sebastião Bar, passou quatro meses na Cidade do México, mais tarde gravou Samba em Prelúdio com Baden Powell e o LP O Fino da Fossa com Isaurinha Garcia. 


No auge dos programas musicais da TV Record, com pouco ou nenhum ensaio, chegou a se apresentar com dez, doze, quinze cantores num único dia. 


"Vai lá no palco e acompanha", disse numa dessas ocasiões o diretor Manoel Carlos ao baterista. Ele foi. Vinicius de Moraes, ao lado de Baden, tirou um papel do bolso. Lendo-o, cantou pela primeira vez em público a recém-composta Canto de Ossanha, depois gravada ao vivo por Elis e o quinteto de Loy.

Em 81, graças a toda essa cancha, Zinho foi substituir o colega Milton Banana na edição inaugural do São Paulo Jazz Festival. No palco, os trombonistas Frank Rosolino e Raul de Souza, acompanhados ainda por outros dois músicos fantásticos - Zé Bicão (piano) e Mathias Mattos (contrabaixo). Fizeram um show arrasador.


Vinte e quatro anos antes, trajando um summer bordô, ele estreou na profissão animando bailes com o conjunto Os Embaixadores, na Sociedade Amigos da Casa Verde. Já então dava tratos de  elegância à bateria.  

Ouçam, noivos. Reparem no timbre dos tambores, naqueles pratos sutis, o gentil toque de caixa. E sejam felizes.  




Canto de Ossanha - Dois Na Bossa - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=MiLqvaKue9I





Frank Rosolino & Raul de Souza- Corcovado. - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=gx1p2no8mgE






EU PRECISO APRENDER A SER SÓ -- ISAURA GARCIA - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=nejcRgh3i3c

Um comentário: