terça-feira, 5 de julho de 2016

Mazinho: aquele solo no LP de Hermeto



Por FERNANDO LICHTI BARROS 

Hermeto Pascoal gravou em 1970 com Miles Davis e Airto Moreira nos Estados Unidos e, de volta a São Paulo, retomou à rotina. Trabalhava no restaurante Stardust, no Largo do Arouche. Apareceu por lá o percussionista Anunciação, acompanhado por um rapaz de poucas palavras. 

Era Mazinho, de 22 anos, saxofonista desde que, na infância, juntou-se à trupe do Circo Rosário para tocar com o pai e dez irmãos.

Pela primeira vez Hermeto protagonizaria shows anunciados nas fachadas de auditórios em São Paulo, Rio, Curitiba e outras cidades. No Stardust, a boa conversa com Mazinho resultou numa agenda de ensaios marcados para um grupo do qual, além três três ali reunidos, fariam parte Bola e Hamleto (saxes e flautas), Alberto (contrabaixo) e Nenê (bateria e piano).

Em 1973, já então feitas muitas apresentações,a turma entrou no estúdio Eldorado para registrar A música livre de Hermeto Pascoal, com nome e foto do multi-instrumentista finalmente estampados com destaque na capa de um LP.

Numa terça-feira de janeiro, depois de gravar Carinhoso, os músicos ouviram o resultado. Quase todos aprovaram.

Quero gravar de novo. O improviso não saiu legal. - disse Mazinho.

Sem problema: Rubinho Barsotti, baterista do Zimbo Trio e produtor do disco, marcou nova sessão para o dia seguinte.

A quarta-feira amanheceu ensolarada. De calça jeans, camiseta branca e tênis, Mazinho carregava a tiracolo uma bolsa de couro enfeitada com franjas e, na mão direita, o sax alto. A poucos metros da Estação da Luz, desceu de um ônibus vindo da Água Fria, bairro da zona norte paulistana, onde morava.

Caminhou pelas ruas do Centro até chegar ao estúdio, perto da esquina das avenidas São Luiz e Consolação. Quando começou a tocar, aos 2m56 de gravação, veio o solo. 

Mazinho não pensava; apenas se deixava levar por um mistério qualquer que o levaria a matutar se naquele momento quem estava ali era mesmo ele, Waldemar Antonio Justino, nascido em agosto de 1951, na cidadezinha de Fernando Prestes, interior de São Paulo.

Era, sim.

A música livre de Hermeto Pascoal - 02 Carinhoso - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=Ap8MYsCUYpc

5 comentários:

  1. Parabéns, Fernando! Além da pesquisa sobre pérolas de nossa música popular, nos dá o prazer de ler um texto primoroso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu irmão Mazinho. Você é um exemplo à ser seguido. O problema é ter um talento musical à altura! hehe.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito feliz em poder tocar ao lado de um musico do naipe do Mazinho.
    Muito obrigado por compartilhar o seu talento conosco.

    ResponderExcluir