domingo, 19 de março de 2023

Newton e Alemão: iê-iê-iê na ponte aérea

Por FERNANDO LICHTI BARROS

Newton (à direita) e Alemão: música no Electra

Podia-se beber, comer, fumar. Mas não eram regalos assim que atraiam  Newton Siqueira e Alemão. Para eles, interessava mais assegurar acomodação na sala de estar, perto da cauda do Electra, o turboélice da ponte aérea.

Cinquenta minutos de voo a partir de Congonhas, o aeroporto em que a modernidade se espelhava nos murais de Clóvis Graciano e Di Cavalcanti, no piso com motivos geométricos, nas escadarias arredondadas. No caminho de volta, quando começavam a ficar para trás os encantos da Guanabara e lá de cima ainda se avistava o mar de Copacabana, os dois músicos miravam a praia do iê-iê-iê.

Newton e Alemão viajavam semanalmente para fazer na TV Rio o programa Jovem Guarda. Repetiam a dose no dia seguinte, na TV Record. Em muitas dessas maratonas aeromusicais, de violão em punho, eles criaram canções que, em discos e shows, nutriram o repertório de artistas cujos discípulos externavam ruidosa devoção.

O baixista e o guitarrista, oriundos da noite, da bossa e do jazz, agora faziam parte d´Os Wandecos, o conjunto de Wanderléa. Com ela fizeram muitas viagens, de diferentes durações.

Indo em direção a Recife, de novo a bordo de um Electra, arremataram “A garotinha da estação”, gravada por Erasmo Carlos. Na ponte São Paulo-Rio, concluíram “Meu vestidinho”, que alcançou a parada de sucessos pela voz de Martinha, com o apoio das cordas do Quarteto Municipal, em arranjo escrito por um terceiro wandeco, o pianista Viché. O quarto era Zé Roberto, baterista.

Produzidas no ar ou no chão, em dupla ou separadamente (um exemplo: "O Caderninho, só de Alemão"), músicas dos dois foram entregues ainda a Agostinho dos Santos e a Ely Arcoverde, que trafegavam por estilos nada semelhantes ao iê-iê-iê.

Quase toda a obra dos compositores, porém, destinou-se a intérpretes da Jovem Guarda - Bobby de Carlo, Waldirene, Ed Carlos, Wanderléa. Eles cantavam versos permeados, em geral, por dores de amores juvenis. Mas não havia nem sinal dessa doce melancolia no rosto de um rapaz que às vezes transitava pela Rua Tanabi, onde Newton morava. Observado pelo baixista e por Alemão, ele inspirou “O homem da bicicleta”, gravada por um Ronnie Von em fase psicodélica, com os Wandecos na base, vocais dos Mutantes e solo de flauta de Rita Lee, 

Os autores quase nada sabiam sobre o tal ciclista; apenas notavam que, pedalando, o rapaz assobiava e cantarolava ao fazer entregas para o patrão, um açougueiro da Água Branca. Não era um homem comum. Ele parecia ser feliz.

Homem Da Bicicleta - YouTube

www.youtube.com › watch

 

Meu Vestidinho - YouTube

www.youtube.com › watch

 

Erasmo Carlos – A Garota Da Estação - YouTube

www.youtube.com › watch

 

 

2:13

 

 

3:42

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário