quinta-feira, 23 de junho de 2022

O homem que ensinou Hermeto

 Por Fernando Lichti Barros



O primeiro instrumento foi uma sanfona de dois baixos, depois trocada por uma de oito.

Vivia em Lagoa da Canoa, nas Alagoas. De dia, na roça, cuidava do gado. Em casa, no fim da tarde, fazia música. Num forró em Palmeira dos Índios viu, pela primeira vez, um fole de 120 baixos. Pelejou, ganhou um parecido e passou a animar arrasta-pés.

Certa noite, a cada xote, a cada baião, quanto mais gente rodeava o acordeonista, mais ele tinha olhos para uma das moças. Cupido encarregou-se do resto. Dali a pouco, enquanto um boi era assado no quintal, Pascoal José da Costa e Divina Eulália Oliveira prometiam na sala, diante de um padre, amar-se reciprocamente, na alegria e na tristeza.

O casal teve onze filhos. Dois se engraçaram com a sanfona. Pascoal sabiamente deixava os meninos voejarem nas asas da intuição, e eles logo atrairam ouvidos e olhares na região.

Numa ocasião, deixaram maravilhado um rico fazendeiro do Ceará. Investido de um poder que imaginava sem limites, o homem se aproximou de Pascoal. Cheio de si, apontou em direção à dupla prodigiosa.

O mais velho chamava-se Zé Neto, mas era o menorzinho que o coronel queria. Eu compro, ele disse. Nem por todo o dinheiro do mundo, reagiu o pai das crianças. 

Bravíssimo, seu Pascoal. Hermeto não se vende.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Informações contidas em reportagem de Fernando Lichti Barros, publicada no Diário da Noite, em 21/11/1975


Hermeto Pascoal - Zabumbê-bum-á (1979) ... São Jorge - Hermeto Pascoal. 6,066 views6K views. Jun 10, 2016.


Hermeto Pascoal - zabumbê-bum-á - Santo Antônio
YouTube Hermeto Pascoal
4 minutos e 7 segundos
27 de ago. de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário