Por FERNANDO LICHTI BARROS
Faltavam cinco dias para o desfile da Semana da Pátria, o primeiro após o golpe de 1964, quando, numa nota de 19 linhas, o Diário da Noite acusou o quinteto Oliveira e Seus Black Boys de ter tocado o Hino Nacional em ritmo de twist., durante um baile, em Santo André. Um “verdadeiro atentado aos mais comezinhos princípios cívicos”, bradou o jornal.
Foi o começo do enredo.
Dia 10 de setembro, o secretário da Segurança Pública, general Ivanhoé Gonçalves Martins, encaminhou à direção da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) um recorte contendo a notícia do Diário da Noite.
A Ordem dos Músicos entrou na dança. Em ofício assinado pelo presidente Wilson Sandoli, intimou a turma de Oliveira a depor em processo “ético profissional”, instaurado para apurar o caso, de antemão considerado pela entidade como “pleno desrespeito à Pátria e às leis em vigor”.
O não comparecimento dos músicos, prosseguia a intimação, levaria a Ordem a recorrer “às autoridades policiais quer civis ou militares”.
A tarefa de
fazer a avaliação técnica do episódio coube a dois veteranos profissionais,
Antonio Torcheia e Osmar Milani. Depois de ouvir as explicações dos
“denunciados” e a execução da “partitura incriminada”, eles saíram em defesa
dos colegas. Assinaram, com Sandoli e o consultor jurídico Wilson Santos,
parecer de 26 linhas que concluiu: não houve o que noticiara o Diário da Noite.
Tratou-se,
segundo eles, de um mal-entendido provocado pelo solista que, “levado pelo
entusiasmo”, improvisou durante um compasso. Tudo teria ocorrido “de forma
indefinida, capaz de ser alimentada mais pela sugestão que pela realidade”.
Não havia,
portanto, “culpabilidade” para enquadrar os músicos “nas penas cominadas no
Código de Ética Profissional e da Justiça Militar”. Anexado ao parecer, a OMB
encaminhou ao DOPS os nomes e endereços dos músicos de Oliveira com uma foto do
conjunto.
Tarde demais. Entrou no caso
o II Exército. O chefe do Estado Maior, general Durval Campello de Macedo, enviou
ofício à Pasta da Segurança, que por sua vez despachou o material para o DOPS.
No documento, o
general solicitou “os bons ofícios dessa Secretaria de Estado no sentido de que
este QG fosse informado quando à veracidade da ocorrência para as providências
decorrentes”.
Um policial foi ouvir o autor do solo. Demercilio Viana, ex-cabo do Exército, bom guitarrista, cheio de balanço, foi ao ponto:
- Não ia macular um patrimônio que eu mesmo ajudei a zelar.
No relatório, o policial concluiu: o
conjunto Oliveira e Seus Black Boys apenas citou, no improviso feito por
Demercilio, uma música cujos primeiros compassos têm certa semelhança com o Hino Nacional.
Ficou patenteado o ridículo da patacoada. A música era American Patrol, que na Segunda Guerra a orquestra de Glenn Miller tocava para animar tropas dos Estados Unidos.
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Baseado em trecho do livro "Do calypso ao chá-chá-chá - Músicos em São Paulo na década de 60", de Fernando Lichti Barros, autor deste blog.
Glenn Miller-"American Patrol" · Glenn Miller - Chattanooga Choo Choo -
https://www.youtube.com/watch?v=aI_PRBusZWg
História deliciosa... E adequada aos tempos que chegaram.
ResponderExcluirAssim falava Zaratustra...
ResponderExcluirQue trababalho incrível Fernando! Enriquecedor!
ResponderExcluirMuito Legal Fernando!
ResponderExcluirParabéns pela oratória maravilhosa!
Estou compartilhando na minha página.
Abraços!
Esse meu pai o senhor Demercilio.....foi bem articulado...se livrou e livrou os demais de uma ''prisão militar''
ResponderExcluirPor essas e tantas que te amo, pai!
Infelizmente, ele partiu dia 04/08/2018....R.I.P.
ResponderExcluirTe amarei para sempre!
Me lembro dessa celeuma. Dancei em Taquaritinga ao som de Oliveira e Seus Black Boys. Dom Salvador fez parte do grupo e acabou casando com Mariá, a crooner da banda.
ResponderExcluirque registro incrivel, obrigado por compartilhar, acho que neste periodo dom salvador ja tinha ido ao rio tocar com o copa trio de manuel gusmao e dom um romao...
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