Por FERNANDO LICHTI BARROS
Ilustração: Caco Bressane |
Não se preocupe: a voz que você ouve enquanto abre o crediário não é a da sua consciência alertando para os riscos do endividamento. É, sim, o canto de Wilson Simonal, Altemar Dutra, Chico Buarque, Nara Leão, Martinha ou Erasmo Carlos. Agora mais relaxado, feliz com a camisola sanfonada ou o terno de tropical que comprou em prestações, você pode assistir ao show ali mesmo, na Clipper, a loja de departamentos do Largo de Santa Cecília.
Não se assuste: o que você vê no Ela, Cravo e Canela enquanto
bebe um gim-tônica não são imagens delirantes do seu inconsciente, embaralhando
liberação de costumes com refinada crítica ao autoritarismo. É, sim, um desfile
de mulheres de topless ou a ante-estreia
de Liberdade, Liberdade, a peça
teatral de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, em que Paulo Autran apresenta uma
colagem de pensamentos de Garcia Lorca, Aristóteles, Tiradentes, Stanislaw
Ponte Preta e Carlos Drummond de Andrade.
Assim como na Clipper, atividades diversas cabem no Ela,
Cravo e Canela. O forte do bar da Rua
Major Sertório, porém, é a música. Isso ficou chancelado já na noite de
inauguração, em 21 de abril de 1964. Sabe quem estava lá? Papudinho, Azeitona, Zinho
e Cido Bianchi, trompete, baixo, bateria e piano em mãos insuspeitas. Não
tivessem sido contratados para o evento, eles seguramente iriam tocar em outra
freguesia. Ainda é grande a oferta de trabalho, apesar das piscadelas de sinal
amarelo emitidas pela incipiente concorrência do som eletrônico que o Djalma’s,
por exemplo, vai adotar. Ainda há, para completar, uma ala dos notívagos
deixando-se cooptar pelo pijama de listras e as imagens em preto e branco da
televisão.
Arrependam-se, traidores da causa. Saibam que a sua tibieza não impede a multiplicação das boates, nem o cortejo feito aos heróis da resistência com atrações musicais para todos os gostos. É só escolher o que vem por aí: Inezita Barroso e o Brasil rural no Jardim de Inverno Fasano, Bienvenido Granda e a dramaticidade latino-americana no Clube de Paris, Leny Eversong e a influência do jazz no Ela, Cravo e Canela, e na Oásis a previsão de público em delírio com Babalu na interpretação de Angela Maria. No Saloon, The Jet Blacks defendem as cores do iê-iê-iê, enquanto a bossa nova instrumental faz residência com o Esquema-3, de Claudio Slon, no Captain’s Bar; no Juão Sebastião Bar, com o quarteto de Ely Arcoverde, e na Baiuca com o Sansa Trio, de José Briamonte.
Ilustração: Caco Bressane |
Pode ser que a casa esteja lotada, mas nunca fica ao
desamparo quem anda sob os plátanos da Avenida São Luiz em direção à Galeria
Metrópole. São 32 as casas noturnas, de tórridos inferninhos a ambientes que,
para sugerir luxuosidade, tanto recorrem à luz indireta de abajures e ao
conforto dos estofados como aos tristes pingos de um chafariz.
The Open Door, Aquela Rosa Amarela, Bar Bossinha, Eve, Canto
Terzo, O Barquinho, e assim vão as boates em serpenteio pelos pavimentos da
galeria. No ar, um pot-pourri de estilos
e gerações que junta Jorge Costa, Gilberto Gil, Claudia Barroso, Silvia Goes,
José Roberto Beltrami, Modern Tropical Quintet e outros intérpretes.
Aos menos abastados, uma dica: quando o estômago roncar, deem
uma chegada ao Sandchurra, no subsolo. Preços módicos e porções generosas. Com
jeitinho, pendura-se a conta. Melhor ainda, fica perto do Jogral, para onde se
encaminha um senhor que usa bigode e passa o dia mergulhado em estudos
herpetológicos.
Ilustração: Caco Bressane |
A partir do ano seguinte, ao passar pelo nº 16 da Rua
Avanhandava, não se espante: as vozes que lhe soam familiares podem ser, sim,
de Clementina de Jesus, Adoniran Barbosa, Luiz Gonzaga ou Lupicínio Rodrigues.
No novo Jogral, em todo lugar, mais que nunca é preciso cantar.
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Da série Música no Ar: Um passeio pelo Centro na década de 1960, de Fernando Lichti Barros, publicada pelo Sesc 24 de Maio.
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